terça-feira, 3 de novembro de 2009

Portugal XPD Race - Adventure Racing World Championship

Faltam 4 dias para o arranque da maior Corrida de Aventura (CA) alguma vez realizada em Portugal - o Portugal XPD Race, que será este ano finalíssima do Campeonato do Mundo da modalidade, designado por Adventure Racing World Championship (ARWC).

A prova começa com um Prólogo ainda desconhecido, na área do Estoril, sendo que o arranque da prova propriamente dita será na zona da Serra da Estrela/Aldeias do Xisto. Tudo se encontra ainda no segredo dos Deuses, pelo que estas indicações são apenas oficiosas.

O QUE É?

As CA têm por base a disciplina de Orientação, essencialmente em carta militar, podendo depois os meios de progressão serem diversos: corrida, BTT, kayak, patins em linha, natação, surf/kayak surf, manobras de cordas e transposição de obstáculos, jogos de Team Building, etc. etc.

Esta finalíssima contará com a nata mundial de equipas de CA, num total de 59 equipas de nacionalidades e continentes diversos. Entre elas estarão 4 equipas portuguesas, nomeadamente a NOSSA - TEAM GREENLAND/ATV!

Vamos debater-nos por um lugar honroso, como é nosso apanágio, numa abordagem cautelosa mas determinada, que em anos anteriores colheu os seus frutos, sendo o maior o lugar de vencedores do Portugal XPD Race de 2004, no Alqueva!

Nada é garantido neste desporto, em que a estratégia joga um papel essencial na avaliação dos percursos, conhecimento da capacidade da equipa, gestão do sono, entreajuda e perfeito entrosamento... Enfim, TUDO é determinante e um simples mal-estar gástrico ou uns pés em mau estado podem ditar o veredicto final de insucesso, mesmo nas equipas mais fortes.

O percurso deste ano conta com um total de cerca de 900 kms, percorridos em 6 dias e 5 noites, em formato non-stop, sendo responsabilidade e escolha total das equipas como, quando e onde dormir (ou SE dormem!), bem como o que comer, quando e onde. A prova desenrola-se m regime de semi-autonomia, existindo zonas de transição (troca de equipamentos para outras modalidades) e áreas de assistência (em que a equipa tem acesso a todo o seu material e comida).

É um desafio algo sério e sobejamente assustador para muita gente. Mas não é para superhomens nem supermulheres! É exequível para quem treina, tem determinação e um espírito de sacrifício e de equipa para além de tudo o que é normal!

É assim "PERFEITO" para a nossa equipa! O Team Greenland vai dar o seu melhor, e o melhor nunca é demais! Quem dá o que tem...

2 comentários:

  1. ó grande roque, então e a assistencia,é o mais importante na equipa,sem nós não vão ter paparoca e outras coisas mais,como pés massajados e/ou bundas.

    ResponderEliminar