quarta-feira, 11 de novembro de 2009

XPD 2009 - Dia 3

A equipa Greenland preencheu o dia de hoje com a segunda e terceira secção da etapa dois. A segunda secção com inicio ainda no dia de ontem, uma BTT de 103km com um acumulado ascendente de 5218m e descendente de 1322m foi uma secção muito dura pelo frio que se fez sentir e pela privação de sono. Terminaram esta secção em Loriga por volta das 10:30 da manhã o que totaliza 15 horas de puro e duro BTT. Durante esta secção cinco equipas desistiram da prova por motivos de lesão.

Em Loriga os Greenland iniciaram a terceira secção da etapa dois, uma pedestre de 45.2km (acumulado ascendente 2985m e descendente 1103m) com uma progressão difícil por ser um percurso com muita pedra. Os Greenland fecharam a etapa às 20:49 em Penhas da Saúde com um sorriso típico de quem passou por uma boa dose de “aventura”. No final do dia já sete equipas tinham desistido e em conversa com outras equipas a equipa da Globaz .PT – Boxit (equipa 50) chegou mesmo a comparar esta etapa com etapas do Raid do Bimbache.

Segue-se a etapa três e os primeiros “Cuts”aparecem já no inicio da etapa quatro. Os “Cut’s” tem como objectivo reagrupar as equipas que se encontram mais atrasadas com as equipas que estão na frente da corrida. Em algumas secções começa a existir limite de entrada, se a equipa não entrar no tempo estabelecido terá de realizar um percurso alternativo que penaliza por obter menos CP’s e normalmente através de um meio de progressão mais rápido (substituir um percurso pedestre por uma BTT por exemplo). A estratégia a partir desta etapa implica avaliar também os Cut’s existentes nas etapas s seguintes.

Para iniciar a etapa três os Greenland decidiram dormir uma hora antes de partir. Tem como objectivo realizar o máximo de CP’s até à entrada limite do segundo Cut na etapa quatro às 06 da manhã do dia 12. Preparam-se para as seguintes secções da etapa três:

S1 – BTT até Barco à S2- Pedestre até BarrocaàS3- BTT até Castelo Branco àS4-Trike até Malpica do Tejo à S5 – Kayak até Vila Velha do Rodão.

Os Greenland estão em prova há mais de 48 horas e o nariz de palhaço contínua sempre por perto, pronto para a foto de partida para esta longa terceira etapa.

1 comentário: