quinta-feira, 12 de novembro de 2009

XPD 2009 - Dia 4

Ao quarto dia de prova os Greenland apostaram em realizar a etapa três. As primeiras secções S1 (BTT até Barco) -> S2 (Pedestre até Barroca) -> S3 (BTT até Castelo Branco) foram secções directas para a chegada sem realizar CP’s . A secção de canoagem (S5) é longa e estima-se que a duração desta secção seja de oito horas o que influenciou a decisão de ir directamente para a chegada nas primeiras secções.

A equipa chegou a Castelo Branco às 13:00 para realizar a secção quatro, um percurso de Trike com 25 km realizado maioritariamente em alcatrão mas com muito sobe e desce. Para proteger a equipa na estrada é obrigatório que a assistência se desloque de carro até Malpica do Tejo junto da equipa. Durante o percurso um dos elementos improvisou um “trolley” para transportar os kaykes (é proibido arrastar os kaykes) o que divertiu algumas equipas que passaram por nós.


/* O elemento de patins a “atrelar” o elemento de trike impressionante*/

Em Malpica do Tejo às 16:30 a equipa preparou-se para a secção de canoagem (S5) de 25km pelo Rio Tejo. Foi necessário fazer um percurso pedestre de 5km e uma descida íngreme de 200m até ao local dos kaykes. O percurso de canoagem foi temporariamente interrompido aos 10km na barragem de Fratel onde foi necessário transportar os kaykes para o outro lado da barragem.


O “trolley” improvisado foi uma ajuda preciosa para equipa que em seguida enfrentou uma escada em caracol e literalmente suou para se conseguir fazer ao rio novamente. A equipa dormiu uma hora nas últimas cinquenta horas de prova enfrentou o rio de noite numa constante guerra contra o sono e frio chegando a Vila Velha de Rodão à 1:30h da manhã.


A equipa tomou o seu primeiro banho e jantou uma massa bolonhesa preparada pela assistência. A entrada no primeiro “cut” da etapa quatro (entrada entre as 00h e as 03 da manhã) era possível no entanto a equipa decidiu dormir duas horas e entrar no segundo cut (entrada entre as 03h e as 6h da manhã).

A etapa quatro é constituída por duas secções, a primeira secção uma pedestre(Vila Velha do Rodão -> Marvão) e a segunda secção uma BTT de 160km (Marvão -> Vila do Rei). Depois de uma “Papas de Milho” preparada pela assistência os Greenland partem às 05:50 da manhã para o segundo cut da etapa quatro, um percurso de BTT directo para Vila do Rei saltando toda a etapa quatro e recebendo apenas 3CP’s de bónus.

O cansaço e as dores musculares já se fazem sentir mas o ânimo da equipa contínua em alta e as partidas são sempre um momento único de muita brincadeira e palavras de força.

1 comentário:

  1. Com uma assistência destas até dá vontade de saltar etapas. Ela são bolonhesas, ela são papas de milho, leitinho quente, massagens ( estou a inventar)...
    Força malta, imagino o que estão a viver ( só uma pequena ideia,claro...), acima de tudo, divirtam-se!

    PS - Só depois de ter acesso ao "groups" da FPO é que percebi a "causa palhaço", parabéns pela iniciativa. Fiquem bem.

    Zé Neves
    CAB

    ResponderEliminar